quinta-feira, 1 de outubro de 2015

História A Nuvenzinha Triste (2)

A NUVENZINHA TRISTE

Autora: Maria de Lourdes Pereira
Adaptação: Rosy ( tia Joaninha)

Verso para memorizar: Salmo 139.14 – “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe bem.”

Introdução interativa: Você aí... se parece com quem? E você... o que mais gosta de fazer? Você... gosta do seu jeito de ser? Vou contar a vocês a história de alguém que vivia triste... parece que ela não estava muito contente com ela mesma!

CENA 1
Lá no alto do céu, vivia uma pequena nuvem. Ela era uma nuvem triste porque não gostava de ser nuvem.
CENA 2
Uma borboleta voava bem alto, perto das nuvens e então a nuvem pensou: “Já sei! Posso ser uma pipa como borboleta!”
CENA 3
E se esticou de um lado, encolheu de outro... até ficar parecida com uma borboleta. Mas ela não tinha cores e o bonito da borboleta eram suas cores . Então percebeu que nunca poderia ser uma borboleta e de novo se entristeceu.
CENA 4
A lua brilhava lá no alto e quando a nuvenzinha viu ficou toda alegre. Ela bem que poderia ser como a lua... e se esticou daqui, encolheu de lá... até ficar parecida com a lua, mas... e o brilho? Ela nunca brilharia como a lua. E de novo a nuvem se entristeceu.
CENA 5
Foi aí que passou um avião voando rápido... “Que lindo! Posso ser um avião!”
CENA 6
E a nuvenzinha se esticou daqui, encolheu de lá, até tomar a forma de um avião. Mas... não havia piloto e nem passageiros. Ela nunca seria um avião de verdade... e de novo se entristeceu.
CENA 7
Nisso, um balão  passou voando para o espaço e ela ficou toda animada! “Ora, não posso ser um avião, mas posso ser um balão, que voa sozinho!”
CENA 8
E ela tomou a forma de um balão e aí lembrou que não tinha gaz pra continuar a subir...
CENA 9
E a nuvem mais triste ainda começou a chorar porque não podia ser nada daquilo que queria ser... e chorou tanto que suas lágrimas caíram sobre a terra que estava seca e sobre as plantas que estavam murchas.Crianças... aconteceu algo maravilhoso!!!A terra molhada riu feliz e fez as plantas e flores brotarem e tudo lá embaixo virou um jardim.
CENA 10
Quando a nuvem viu o que tinha feito, também ficou muito feliz!Tudo mudou
Seu coração estava alegre e como coração alegre ela ficou bonita. Ganhou cores e um belo sorriso E daí pra frente... resolveu que queria ser nuvem mesmo, pra molhar a terra e alegrar as plantas. E foi o que ela fez!

Aplicação:
Naquele dia a nuvenzinha descobriu o quanto ela era especial. Ela não podia ser  uma borboleta ou como alua brilhante, um avião... tão pouco um balão... sabem por que? Deus a fez nuvem e com muito amor! Deus não a criou à toa...
Na criação de Deus, tudo foi feito com um propósito e uma ordem. Cada coisa foi criada com uma determinada forma, ocupando um lugar e com uma função específica.A Nuvem descobriu o seu lugar e a sua função especial na Criação de Deus! Que alegria maravilhosa!!!
Deus criou a mim e a você, ... e se preocupou em fazer-nos parecidos com Ele. Ele se preocupou com cada detalhe seu... Isso significa que somos muito especiais e queridos pra Ele!João 1.12 – A Bíblia nos afirma que além de criaturas D’Ele poderemos também nos tornar filhos de Deus, crendo e recebendo a Jesus Cristo – O Filho Perfeito de Deus, como nosso Salvador.
A Promessa de Deus para seus filhos é que jamais Ele nos deixará, nunca nos abandonará!
Somos criação de Deus e o seu e o meu lugar é na família de Deus e a nossa missão aqui na Terra é ser motivo de louvor ao nosso criador, nos esforçando pra sermos cada vez mais parecidos com Ele... dizendo não ao pecado,servindo a Jesus, amando e conduzindo as vidas que ainda não descobriram o seu lugar na Criação e o quanto são especiais pra Jesus! Jesus às quer salvar d’uma vida de tristeza, que aos poucos tem lhes conduzido à morte e dar a elas vida de eterna alegria e paz! Lembremo-nos sempre: Somos diferentes entre nós, sentimos, pensamos e fazemos coisas diferentes, mas somos igualmente especiais e muito amados por Deus.


Fonte: http://tiajoaninhaecia.blogspot.com.br/2013/12/a-nuvenzinha-triste.html
Acesso: 01/10/2015 às 10:52 hs.


Observação Importante: As imagens a seguir, se referem a história da Nuvenzinha Triste e foram retiradas da pesquisa no Google ("a nuvenzinha triste"), em 01/20/2015, acesso às 11:05 hs), algumas tem abaixo delas a sua fonte, pois a intenção aqui é apenas ajudar você a criar recursos visuais que ajudem na contação de histórias e jamais infringir qualquer direito autoral, sendo assim, qualquer irregularidade, não deixem de nos avisar para podermos regularizar. Obrigada e um ótimo trabalho para vocês!!!!















Fonte da imagem acima: lenarterapia.blogspot.com 
Acesso: 01/10/2015 às 11:05 hs.

Fonte da Imagem acima: fabianegontijo.blogspot.com 
Acesso: 01/10/2015 às 11:04 hs.





Fonte da imagem acima: artesdemariaeva.blogspot.com
Acesso: 01/10/2015 às 11:07hs

História A Nuvenzinha Triste

A NUVENZINHA TRISTE   (Adaptado)             


Você já olhou para o céu? Já viu quantas nuvens moram lá? Elas são tão branquinhas parece algodão. E quando o vento sopra elas vão se juntando e ficam parecidas com pessoas, animais, árvores e tantas outras coisas.
Mas havia uma nuvenzinha muito triste. Ela estava cansada de ser nuvem. Não estava feliz por Deus tê-la criada sendo uma nuvem...
Então, ela viu uma borboleta colorida voando, voando. E ela pensou:
- Eu poderia ser uma borboleta!
A nuvenzinha se esticou daqui, se espichou dali e... Logo se transformou numa borboleta.
Que bom! Agora ela poderia voar pra lá e pra cá. Mas a borboleta não podia voar tão alto. E ela se cansou de ser borboleta...

Mais tarde a nuvenzinha viu um avião a jato voando pelos ares. E ela pensou:
- Eu poderia ser um avião a jato!
Ela se esticou daqui, se espichou dali e... Logo se transformou num avião a jato. Agora sim ela poderia ser feliz, afinal iria voar bem alto e conhecer muitos lugares. Mas logo ela se cansou de voar para longe, ficava tão sozinha longe das outras nuvens....
Foi aí que ela viu um balão cheio de cores e ficou impressionada com a altura que ele voava, era tão bonito, as crianças riam e brincavam com ele. A nuvenzinha resolveu que queria ser balão.
Foi se esticando daqui, se espichando dali até se transformar num balão. E quando o vento soprava ela voava bem alto. Mas também se cansou de ser um balão. As crianças não se alegravam mais com ela...
E numa noite ela viu a lua brilhando no céu. E a nuvenzinha também quis ser lua.
Se esticou daqui, se espichou dali e... se transformou numa lua bem bonita. Mas a vida da lua não era tão boa assim... E logo se cansou de ser lua. A nuvenzinha já estava desanimada por procurar ser tanta coisa e não conseguir ser feliz.
As outras nuvens perguntaram para ela, porque estava tão triste? E ela explicou que já havia se transformado em tantas coisas e nada havia lhe trazido alegria.
Então a nuvenzinha começou a chorar, chorar, suas lágrimas foram caindo como gotinhas de água em cima da terra, do campo, das flores e logo o capim foi crescendo, crescendo e ficando bem verdinho. As flores foram se abrindo alegrando o jardim.
E a nuvenzinha foi ficando alegre e compreendendo como era importante! Ela já não queria mais ser: borboleta, avião, balão, lua... Cada um tinha sua função e era importante.!
Por isso, você deve ser feliz da forma que Deus te fez! Você é importante também!!
A nuvenzinha descobriu como era maravilhoso ser uma nuvem. Deus criou a nuvenzinha para te dar a chuva, que molha a terra, o campo, dando alimento para você e os animais.
Assim, através de suas gotinhas ela descobriu que podia alegrar muita gente e se tornou muito feliz!!!
Vídeo com a história contada: https://www.youtube.com/watch?v=OjsdQWJhA3M
Fonte: http://tiasdaescolinha.blogspot.com.br/2012/05/historia-nuvenzinha-triste.html





quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Atividades Bíblicas







Motivos para ler a Bíblia Sagrada

Precisamos ensinar as crianças a ler e a amar a Bíblia Sagrada, pois ela é a Palavra de Deus, as Boas Novas do Senhor Jesus!

Ensine-as o porquê elas devem ler a Bíblia!



 Aproveite a oportunidade e faça uma Bíblia miniatura! Use sua criatividade!


Bingo Bíblico

Bingo Bíblico

Para fixar o que as crianças aprenderam sobre os livros da Bíblia, o(a) professor(a) pode fazer um Bingo Bíblico:

- Preparar uma cartela para cada criança, deixando espaço para cada um colocar o nome de 9 livros da Bíblia. 
Em seguida o(a) professor(a) inicia o bingo, sorteando o nome de livros da Bíblia. 

Aquele que preencher toda a cartela primeiro, ganha um prêmio.

Dicas & Ideias - Lembrançinhas

Olha que amor!!!
Várias sugestões para você trabalhar com as crianças, fazer lembrançinhas, enfim.... Inpire-se!!!

*imagens retiradas da internet (as que não tem autoria, caso alguém saiba de quem pertence a foto, não deixe de nos avisar para que possamos colocar os devidos direitos autorais. Nossa intenção é apenas inspirar idéias, jamais infringir qualquer lei de direito de imagem ou autoria)